Alimentação e Imunidade

Alimentação e Imunidade. Qual a relação entre eles? 

Todos os dias as palavras que mais ouvimos são coronavírus, pandemia, proteção. E você sabia que a partir da alimentação conseguimos auxiliar aumentando nossa imunidade? 

Nosso sistema imune é o responsável por proteger o organismo contra invasores, como por exemplo vírus, bactérias e fungos. Esse sistema é composto por células complexas que necessitam de bons hábitos de vida para que funcionem adequadamente.  

Quando falamos em bons hábitos de vida, estamos falando em prática de atividade física, boas noites de sono e principalmente uma alimentação saudável e balanceada. Destaca-se que isso não vai te deixar imune ao vírus, porém são fatores que auxiliam na sua proteção, dificultando a invasão. 

A alimentação balanceada e equilibrada deve ser rica em vitaminas e minerais, principais componentes para a manutenção adequada do sistema imune. Entre eles estão: Vitamina C, Vitamina D, Vitamina E, Ácido Fólico, Zinco, Selênio. Segundo a Organização Mundial da Saúde o consumo mínimo de frutas, verduras e legumes deve ser no mínimo 400g diariamente.

Cada uma dessas vitaminas e minerais apresentam funções no desenvolvimento do sistema imune. 

A vitamina C, deve ser ingerida a partir da alimentação, uma vez que não é produzida pelo organismo. Ela é um importante antioxidante que trabalha na regeneração de tecidos. Além disso, a vitamina C atua na manutenção do linfócitos (células responsáveis pela imunidade viral, uma vez que são responsáveis pela regeneração celular, e na manutenção da pele e mucosas). Auxilia na prevenção de gripes e resfriados estimulando a ação de anticorpos e das células de defesa. A vitamina C pode ser encontrado em: frutas cítricas como, limão, tangerina, laranja, morango, kiwi, acerola, caju, tomate. E também encontra-se em verduras como o repolho e o pimentão.

A vitamina D, a tal vitamina do sol, também é um importante fator no sistema imunológico, uma vez que atua na regulação e diferenciação de células desse sistema, como linfócitos, macrófagos e células natural killer, além de interferir na produção de citocinas. Nos alimentos pode ser encontrado em leites e derivados, e principalmente, através da exposição solar, em que ocorre a absorção cutânea. 

A vitamina E conhecida por prevenir o envelhecimento das células, além de proteger as mesmas contra os danos dos radicais livres, assim estimulando o sistema imune.

Tal vitamina ainda apresenta ação anti-inflamatória, permitindo que haja impedimento a agregação plaquetária e potencializando a atuação dos leucócitos (células responsáveis por defender o organismo contra infecções, alergias e resfriados). A vitamina E pode ser encontrada em gérmen de trigo, azeite de oliva, abacate, oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes), gema de ovo e grãos. 

O ácido fólico apresenta ação bem específica, ele atua na produção e restauração do DNA, impactando diretamente na proteção do sistema imune. A falta desse nutriente afeta diretamente na produção de anticorpos, podendo levar ao agravamento de doenças. Os alimentos fontes de ácido fólico são os vegetais verdes escuros (por exemplo: agrião, couve, brócolis), leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico, ervilha).

Por fim temos o zinco e o selênio. O zinco é responsável pela diminuição da incidência de infecção, sendo ele podendo ser encontrado em frutos do mar, como ostras, caranguejo e lagosta, carnes vermelhas e aves, grãos como lentilha e feijão, sementes, castanhas, leites e derivados. Juntamente com o zinco, o selênio atua como antioxidante, fortalecendo o sistema imune; este mineral pode ser encontrado nas oleaginosas, principalmente na castanha do brasil. 

Como pode ser visto, não há um único alimento milagroso, mas sim um conjunto de alimentos. Por isso, mantenha uma alimentação equilibrada e para qualquer dúvida ou direcionamento em sua alimentação procure um nutricionista! 

Referências utilizadas: 

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/03/23/alimentacao-ajuda-mesmo-na-imunidade-entenda-o-que-funciona.htm – acessado em: 11/06/2020

 

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/10833-18-alimentos-para-aumentar-a-imunidade-de-forma-natural – acessado em: 10/06/2020

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