Sol, praia, calor, verão… Os principais cuidados que devemos ter para aproveitar as férias de maneira saudável!

Estamos entrando no período mais quente do ano, o verão! E com dele, devemos estar atentos a todos os cuidados necessários para que tenhamos dias saudáveis, cheios de energia.


Quando falamos em calor, primeira coisa que pensamos é em água! Devemos nos manter sempre muito bem hidratados, sempre tomando água, uma vez que transpiramos muito mais, além da água que perdemos pelo xixi. Fique atento aos sinais do corpo. Como sinais de desidratação temos: boca seca, sede, sonolência, pouca urina, dor de cabeça, pele ressecada, tontura, prisão de ventre… Vale lembrar que crianças e idosos estão mais suscetíveis. As crianças por apresentarem quadros de maiores perdas de água como febre, vômito, diarreia, e quando pequenas não sabem dizer se estão com sede. Os idosos por sua vez, diminui a sensibilidade a sede, e perdem mais água naturalmente.

Além da desidratação, devemos ter cuidados especiais com nossa pele, independente de ir à praia ou não. É no verão que o sol está mais perto da Terra, então a incidência dos raios solares é mais intensa, sendo de extrema importância o uso de protetores solares em qualquer situação, principalmente nos dias de praia e piscina.

Nos dias quentes percebemos que temos menos fome, menos apetite, porém é importante sempre se manter bem alimentado, dando preferência para uma alimentação mais leve, frutas refrescantes, mix de saladas; e principalmente evitar alimentos muito gordurosos, ricos em carboidratos, como massas por exemplo.

 

Você sabia que a partir da alimentação podemos encontrar os “bronzeadores naturais”?

Aqueles alimentos ricos em betacaroteno e vitamina A e C são os que mais trazem benefícios à nossa pele! Uma vez que auxiliam na síntese de Melanina (composto responsável pela proteção da pele e pigmentação da pele), e na síntese de colágeno (um dos responsáveis pela textura da pele saudável).

Texto elaborado pela Nutricionista: Amanda Saron CRN3-55438

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *