COLÁGENO: Você sabe o que é? Pra que serve?

Peptídeo de colágeno – estrutura molecular

Colágeno é a denominação dada à família de proteínas estruturais, sendo estas responsáveis pela resistência e elasticidade dos tecidos. Além disso, é de extrema importância para manutenção da integridade dos músculos, ligamentos, tendões e articulações. Como efeito benéfico, há também sua utilização para amenizar os efeitos do envelhecimento da pele.

É possível encontrar o colágeno em alimentos como carne, gelatina, e até em suplementos em cápsulas, sachês ou na composição de cremes anti-envelhecimento.

Atualmente, a utilização do colágeno vem sendo bastante difundida, sendo assim é preciso entender os diferentes tipos e as diferentes finalidades.

Colágeno tipo I
Trata-se de uma proteína extraída dos ossos e cartilagens de animais como bois e aves resultando da quebra de moléculas, formando partículas que são absorvidas com facilidade pelo intestino devido às dimensões. Atua no fortalecimento de unhas e cabelos e firmeza da pele. Quando ingerido com alimentos fontes de vitamina C apresenta melhor absorção.

Colágeno tipo II
Produzido à partir de um processo não enzimático em temperaturas mais baixas, não hidrolisando a molécula e, dessa forma, garantindo a integridade da proteína.
É indicado nos casos de prevenção e tratamento de artrite reumatóide. No caso dessas doenças, o organismo reconhece o colágeno como um corpo estranho e ocorre o processo de destruição da cartilagem mediado pelo sistema imune.
A suplementação de colágeno tipo II auxilia na reposição do colágeno e na diminuição da inflamação no caso de osteoartrite e reumatismo, garantindo uma melhoria na saúde das articulações.

Colágeno Verisol
Desacelera o processo de aparecimento de rugas que ocorre durante o envelhecimento. É constituído por peptídeos bioativos que auxiliam na manutenção da beleza da pele e diminuição dos sinais de envelhecimento pois contribui para um aumento de firmeza e elasticidade da pele.

É importante destacar que o uso de colágeno deve ser realizado com indicação de médico e/ou nutricionista. Qualquer dúvida nossas nutricionistas estão à disposição!

Texto elaborado por: Amanda Saron CRN3-55438 e Joyce Prezoto CRN3-45844

Referência Bibliográfica:
1 – Silva, Tatiane Ferreira da; Penna, Ana Lúcia Barretto. Colágeno: características químicas e propriedades funcionais. Revista do Instituto Adolfo Lutz, v. 71, n. 3, p. 530-539, 2012. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/122273>.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *